Casa RR / LADO Arquitectura e Design

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, CorrimãoCasa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de ExteriorCasa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, VigaCasa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa RR / LADO Arquitectura e Design - Mais Imagens+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duravit, Fassa Bortolo, Stella Rubinetterie, Stuv, THPG, Terracota do Algarve
  • Arquiteto Responsáveis: Luis Salgado, Maria Ferreira
  • Engenharia: Hidroestrutura
  • Construtor: Carlos Fonseca
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A privilegiada localização frente ao mar foi o ponto de partida para o projecto desta habitação unifamiliar, que surge implantada numa parcela de terreno com uma configuração singular e uma topografia suave, um coberto vegetal rasteiro, que repentinamente se transforma em falésia rochosa desembocando, a poente, numa praia selvagem de extraordinária beleza. A propriedade insere-se na zona de protecção do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina o que impôs, desde logo, um sentido de respeito pelo lugar e pelo seu carácter natural, que o projecto procurou manter tão inalterado quanto possível.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Viga
© Francisco Nogueira
Planta - Primeiro Pavimento
Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Viga
© Francisco Nogueira

Com uma área de implantação de 260m2 - a mesma da ruína irrecuperável que existia no local – a casa consiste numa interpretação contemporânea da arquitectura vernacular da região. Esse mimetismo, intencional, materializa-se através de uma volumetria clara, da cor branca e das duas águas de telhado tradicional. As soluções construtivas e os materiais aplicados dão corpo a um desenho de linhas simples, despretensioso e depurado, pacificamente pousado naquela fatia de privilegiada natureza. Da estrada avista-se a fachada nascente, apenas mais uma casa, linhas horizontais com um conjunto de vãos contidos, capazes de manter a privacidade familiar na zona dos quartos, e ainda a porta de entrada integrada num vazio de sombra.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Francisco Nogueira

Na fachada oposta, pelo contrário, a casa abre-se generosamente sobre a paisagem até ao mar, através de dois amplos vãos, rasgados a toda a largura da sala e da suite principal. Estes grandes planos envidraçados permitem trazer para o interior da casa a natureza envolvente, ou estender o programa funcional da habitação para o exterior, sempre que o clima o permita.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira

A plataforma e a pérgula que acompanham esta fachada, configuram o tradicional espaço de alpendre das casas rurais do Sul, que se transforma ao longo do dia em espaço de estar, de refeição, ou simplesmente de contemplação. No interior, a casa tem uma vivência muito contemporânea, organizada em torno da grande sala, que é o espaço nuclear da habitação. Aqui se concentram as funções de cozinha, refeição e espaço de estar.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Francisco Nogueira

A cozinha aberta, a lareira biface no centro do espaço, o grande pé-direito, e a relação visual com o exterior propiciam um espaço de enorme dinâmica ao longo dos diferentes momentos do dia. Além desta sala central, a habitação é composta por cinco quartos, três dos quais em suite, casa de banho comum, lavabo social e espaço de garagem e arrecadação. No que se refere a soluções construtivas, destaque para os madeiramentos que estruturam a  cobertura, e cujo desenho procura conciliar a maneira tradicional de fazer telhados, com uma escala e espacialidade nova, mais ampla e ambiciosa do ponto de vista estrutural, vencendo o grande vão sem elementos estruturais verticais.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Francisco Nogueira

Todos os elementos de carpintaria da cobertura – vigamentos, as asnas de desenho singular e forro em réguas de madeira – dos vãos interiores e dos armários, pintados na cor cinza claro, conferem uma espacialidade particular às áreas comuns, seja a sala do piso térreo ou a sala do mezanino, reforçando o carácter simultaneamente tradicional e contemporâneo deste espaço. Todo o pavimento no piso térreo é em betão afagado, quer no interior quer no exterior, conferindo uma grande continuidade entre os vários espaços. No sótão o pavimento é em madeira de Riga, conferido um nível de conforto distinto à sala, quartos e instalações sanitárias existentes neste piso.

Casa RR / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela, Banheira, Porta, Pia
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RR / LADO Arquitectura e Design" 15 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935575/casa-rr-lado-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.